Prefeitura de

Bom Jardim da Serra

Bem-vindo ao Portal de Turismo do Município de Bom Jardim da Serra


Há tantas belezas nessa terra que soou absolutamente natural quando começaram a chamá-la de jardim. Com o tempo, o apelido deu origem ao novo nome da cidade, que substituiu o antigo, Cambajuva. Hoje, Bom Jardim da Serra é conhecida como "capital das águas". Há no município 35 cachoeiras com pelo menos dez metros de altura e nada menos que 14 rios nascem no território e se tornam afluentes do Rio Pelotas dentro do próprio município.
O surgimento da cidade remonta a 1870, com a chegada da família do gaúcho Manoel Pinto Ribeiro. Coube aos primeiros colonizadores abrir uma trilha em direção ao litoral, que ficou conhecida inicialmente como Serra do Doze - só mais tarde passou a ser chamada de Serra do Rio do Rastro. Por influência dos colonizadores, ancestrais de boa parte dos 4.000 moradores, Bom Jardim da Serra é um dos municípios catarinenses em que as tradições gaúchas são preservadas com mais afinco até hoje.
Vislumbrar as magníficas curvas da Serra do Rio do Rastro a partir do mirante é uma imagem inesquecível. A proximidade com a famosa entrada leva Bom Jardim da Serra a ser conhecida como o portal da Serra Catarinense - e a cidade, que pode ser considerada uma síntese das maravilhas que o visitante encontrará dali em diante, faz as honras com muito orgulho. Fonte: Roteiros Turísticos Regionais


Como chegar

Tempo

Quarta
10ºC / 7ºC
Sexta
24ºC / 10ºC

  • 19ºC / 8ºC
  • Atual: Pancadas de Chuva a Tarde
  • IUV: 12.0

Principais distâncias

Florianópolis, SC
212 km
exibir rota ]
Porto Alegre, RS
365 km
exibir rota ]
Curitiba, PR
488 km
exibir rota ]
São Paulo, SP
892 km
exibir rota ]
Brasília, DF
1863 km
exibir rota ]
 
exibir rota ]

Telefones Úteis

Disque-Denúncia
181
Polícia Militar
190
Ambulâncias
192
Corpo de Bombeiros
193
Defesa Civil
199

Dados do Município

  • Municípios limítrofes: Nova Veneza, Siderópolis, Treviso, Lauro Muller, Orleans, Urubici e São Joaquim.
  • Área: 935,18 km²
  • População: 4.663 hab. est. IBGE
  • Altitude: 1 m
  • Região Turística: Serra Catarinense