ATENÇÃO, POSSIBILIDADE DE NEVE !

Publicado em 02/08/2019 às 14:08 - Atualizado em 02/08/2019 às 14:08

ATENÇÃO, POSSIBILIDADE DE NEVE !

O frio se estende até segunda-feira (05), perdendo força na terça-feira (06).

Previsão: Declínio acentuado de temperatura, na faixa dos 10°C entre sexta-feira (02) e sábado (03), seguido de frio intenso que se estende até segunda-feira (05), devido a entrada e atuação de uma massa de ar polar. Neste período, em grande parte do interior do estado, as temperaturas mínimas ficam próximas aos 0°C e atingem valores negativos, com extremos de -6°C nas áreas mais elevadas. Na faixa litorânea, as temperaturas mínimas ficam entre 3 a 10°C, com as menores temperaturas observadas no domingo. Há condições para formação gelo na pista, principalmente entre sábado (03) e domingo (04).

RECOMENDAÇÕES DA DEFESA CIVIL SC

Frio intenso: atenção com população mais vulnerável, como enfermos, moradores de rua, idosos e crianças. Além disso, abrigar animais domésticos nas noites mais frias. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, em virtude das doenças causadas pelo frio (gripe, resfriados, pneumonia, meningite) é essencial tomar medidas simples como manter-se bem agasalhado, beber bastante água e evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas, além da higiene freqüente das mãos. Essas medidas são de grande valia na prevenção destas doenças, ressaltando que crianças e pessoas idosas são mais suscetíveis às doenças agravadas pelo frio e devem estar mais atentas.

Geada: agricultores deverão tomar medidas preventivas.

Gelo na pista: cuidado ao trafegar em rodovias nas áreas serranas, evite acelerar e desacelerar bruscamente, mantenha uma distância segura do carro a sua frente e tente antecipar a necessidade de parar o carro para evitar usar os freios.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou Corpo de Bombeiros 193.

DEFESA CIVIL DE SANTA CATARINA